sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cocada BOA!

Há uns dois anos e meio (e vinte quilos) atrás, eu trabalhava fazendo cocadas e brigadeiros para vender. Eu era contente, numa certa ignorância, fazendo isso. Tinha ciência de que estava trabalhando com veneninhos, morria de dó de vender grandes quantidades pra crianças, ficava com a consciência meio pesada... mas o capitalismo faz o raciocínio desfuncionar às vezes e eu gostava de ver o lucro no fim do mês, mesmo sabendo que não estava fazendo bem pra minha saúde e nem pra saúde dos outros. Fazia festas, eventos, vendia para restaurantes... O doce tradicional não é um ramo ruim pra se ganhar dinheiro quando se faz com carinho. Mas hoje em dia olho pra trás e vejo que o carinho que eu tinha por esse ofício era uma forma de disfarçar várias "doenças" que eu tinha... Eu me acabava nas sobras das panelas, nos refugos, nas receitas mal sucedidas (sempre fui meio alquimista!), nas encomendas não retiradas e fui adoecendo cada vez mais. Fadiga, cansaço, depressão, falta de vontade de viver... parei de fazer muita coisa nessa época. Minha vida era basicamente cozinhar e comer as porcarias mais bizarras do mundo, achando que tava tudo certo.
Mas, enfim (ai, mimimi de superação...) fui conhecendo outras formas de viver, outras pessoas, me abri pra outros interesses, fui ficando com vontade de mudar de vida, de sair da cama, fazer alguma coisa, me mexer... daí veio o Vegetarianismo, a Yoga, a Ayurveda, o Vedanta, numa incessante busca pelo auto-conhecimento e nesse processo todo já se vai mais de um ano (de vegetarianismo é bem mais, na verdade) e o que não mudou mesmo foi o gosto que eu tenho pela cozinha, mas agora me sinto muito mais feliz e menos nociva nas minhas criações, me sinto com muito mais vontade de compartilhar minhas ideias e acredito que qualquer pessoa pode ter uma alimentação consciente, natural e, acima de tudo, gostosa. Não é caro e não é difícil se alimentar bem, difícil é sair do sistema!
Chega de blá blá blá e vamos pra receita de hoje, que me motivou a escrever meia página sobre a minha vida: COCADA de Beterraba e Banana!

INGREDIENTES:

  • 1 beterraba média
  • 1 banana bem madura
  • 4 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
  • 2 colheres de sopa de aveia grossa
  • 1 colher de sopa de linhaça














PREPARO:
Primeiro bata no liquidificador só a beterraba e a banana e assim que for ganhando consistência de massa vá adicionando os outros ingredientes e batendo junto, dispense bastante tempo nisso, até a aveia triturar e engrossar a massa. Deixe uma colher de coco pra polvilhar por cima.
Coloque na geladeira por um tempo e pode fazer bolinhas para servir, depois é só "embrulhar" no coco mais uma vez. Um jeito legal que achei pra comer foi com mamão, a mistura ficou deliciosa e a aparência também (mas este eu só tirei do liquidificador e coloquei direto no mamão, nem esperei gelar).


Um comentário:

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!