sábado, 4 de abril de 2015

Coxinha de Mandioca

Aipim, macacheira, mandioca... Começo essa receita lembrando do sentimento de gratidão aos nossos ancestrais, donos dessa terra, pelo legado da cultura dessa raiz tão nutritiva e saborosa.

INGREDIENTES (receita tamanho família, rendeu umas 30 coxinhas grandonas!):
1kg de mandioca
1 cebola
2 ou 3 dentes de alho
Cebolinha, salsinha, pimenta do reino e sal a gosto
Farinha de mandioca






PREPARO:
Cozinhe toda a mandioca na panela de pressão por tempo suficiente pra que ela desmanche. Enquanto cozinha, bata no liquidificador o alho, a cebola e os demais temperos que você escolheu com um pouquinho de água (bem pouquinho) até formar uma pastinha.
Em uma tigela, vá colocando aos poucos os pedaços de mandioca cozida, o tempero batido e com um garfo vá amassando, misturando e retirando aqueles talinhos do meio, como em um purê. Não precisa escorrer a mandioca e, se achar necessário, até use um pouco dessa água quente para ajudar na massa.
Mexa e misture bem até formar uma massa bem grossa. Enquanto espera a massa esfriar, abuse da sua criatividade para inventar os recheios!
Quando a massa estiver fria, lave bem as mãos e passe óleo ou margarina nelas, para moldar as coxinhas sem que fique grudando. Abra a massa na mão, coloque o recheio delicioso que você inventou e molde, em seguida passe na farinha de mandioca para dar textura.
Por fim, disponha as coxinhas em uma forma e asse por 30 minutos em fogo médio. Sim, você pode fritar se preferir ¬¬
 RECHEIO:
Eu fiz dois recheios vegetarianos diferentes: esse aí da foto é de brócolis e couve-flor refogadinhos. O outro é de cenoura com milho, requeijão e orégano. Mas você pode criar com os ingredientes que tiver em casa. Tomate, berinjela, abobrinha, espinafre, palmito... a natureza nos dá possibilidades mil!

Não quis colocar no título da receita pra não ficar repetitivo, mas essa receita não contém glúten xD





Siga o Larica no Instagram





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!