quinta-feira, 30 de abril de 2015

Crushi e Temakru

"-Fiz sushi e temaki
- Mas você não come só coisa crua agora?
- Pois é, crus
- MAS E O ARROZ?"
I.
O consumo de algas para os crudívoros, veganos e vegetarianos é extremamente importante pois elas contém variedade de minerais, vitaminas B1, B, B6, B12 (aquela que falam que a gente vai morrer porque só encontramos em carnes... só nas carnes né?!), vitamina C e, entre outras coisas, são riquíssimas em proteínas, que SIM, não estão só nos produtos de origem animal como ensinam na escola.
II.
Ah é, a pergunta era "mas e o arroz?" Bem... éééé... A couve-flor é fonte de vitamina C, previne de gripes e resfriados (e como estamos no outono ela se torna mais fundamental ainda no cardápio!), alto teor de fibras e muita vitamina B6, responsável por metabolizar as proteínas das algas e por isso fica tão lindo juntar essas duas belezinhas num novo jeito de fazer sushi. Segura!

 INGREDIENTES (não vou colocar quantidades porque varia do tamanho dos itens e porções desejadas)

  • Couve-flor (usei uma cabeça pequena e rendeu dois rolos de crushi e um temakru grande)
  • Alga Nori
  • Gergelim preto ou chia (opcional)
  • Limão
  • Temperos a vontade (eu usei orégano, cominho, cebolinha, salsa, gengibre, pimenta do reino e testei sementes de mamão secas para apimentar um pouco mais, deu super certo, indico!)
  • Recheios também ficam a critério, usei pepino, pimentão verde e vermelho, manga, maçã, abobrinha, agrião, semente de girassol....
PREPARO:
Lave bem a couve-flor, pique e deixe por, no mínimo, 3 horas de molho na água com suco de limão (esprema uns 2 ou 3 na água). Pegue os pedaços e vá colocando aos poucos para triturar no liquidificador ou processador, enquanto bate, vá acrescentando os temperos que escolheu. Está pronto o "arroz"! Em seguida, pegue a alga Nori e espalhe o seu "arroz" sobre ela... O processo de montagem dos sushis e temakis é igual ao tradicional e como não sei explicar direito, seguem 2 videos com essa finalidade:
Como fazer um temaki (eu devia ter visto esse antes de me atrever no meu =/)
E aí, deu certo? Sorria, agradeça e bom apetite! _/\_

















Essa receita é uma versão adaptada do site El Universo de Cris, que é maravilhoso e tem me ajudado demais com as comidinhas e nutrição crudivegana. Só tenho a agradecer a essa moça que fala coisas tão lindas sobre alimentação, ouvi-la também tem me nutrido a alma e o coração. Indico o site e os videos principalmente aos que se interessam pela alimentação crudivegana e por práticas de desintoxicação.

Siga o Larica no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!