domingo, 26 de abril de 2015

Tortinha Crua (e barata!)

Hoje completei a 1ª semana de crudivorismo e achei digníssimo comemorar, então testei uma receita mais elaborada clááássica: a tortinha!
Vi receita dessa torta crua em vários sites e blogs, porém notei que a maioria delas leva tâmaras e amêndoas ou nozes, coisas que, pelo menos aqui onde eu moro, costumam ser um pouco caras. Como eu sou uma simples professora, tive que adaptar a receita pro meu bolso e deu super certo!
Eu tenho o maior orgulho do mundo em contar pras pessoas que eu gasto apenas cerca de 20 reais por semana em alimentação e que, não, ser vegetariano/vegano/crudivoro/natureba NÃO É CARO. A indústria faz parecer caro porque visa lucro na busca pela comodidade até das pessoas que optam por alimentações mais "saudáveis" ou ativistas. O fato é que a maioria das pessoas tem perdido a relação com o preparo do próprio alimento, inclusive veganos, vegetarianos e afins e o mercado sabe e estimula esse movimento. É só notar como é crescente o número da oferta e procura pela comida pronta, rápida, sem trabalho e se ela for "saudável" é melhor ainda... Todo mundo gosta de só precisar abrir um pacote... Mas, creio eu, que abrir um pacote ainda é mais trabalhoso do que apenas estender a mão na fruteira!
Mas, não vim pra falar de comodidade, mãos a obra!

INGREDIENTES (para uma mini-tortinha como a da foto, a receita deve ser adaptada para mais porções se necessário):
Massa ou crosta:

  • 50g de amendoim
  • 30g de uva passa
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 colher de sopa de coco ralado
  • algumas gotinhas de limão
Recheio:
  • Não sei a quantidade exata que usei de mamão
  • 3 colheres de canela em pó
  • Coco ralado para polvilhar

Minha dica aqui é criar o próprio recheio, de preferência com frutas bem gostosas, sementes, grãos, cacau, etc.

PREPARO:
Hidrate as passas e a chia separadamente. Triture o amendoim e depois acrescente as uvas hidratadas, a chia (com a gosminha) e o limão e bata tudo no liquidificador, vai formar uma massinha bem gostosa, se precisar misture melhor os ingredientes com as mãos pra que essa massa fique mais consistente. Distribua num recipiente e reserve no congelador por 30 minutos. Desenforme com a ajuda de uma faca e um garfo ou, antes de colocar a massa, cubra o recipiente com papel manteiga (eu nao fiz isso e foi um pouco difícil de tirar sem quebrar, tive muito cuidado).
Bata o recheio no liquidificador e coloque em cima da massa congelada, deixe mais um pouquinho na geladeira e, quando você estiver muito feliz, pode se servir com a garantia de manutenção do sorriso no rosto!

Um comentário:

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!