sexta-feira, 1 de maio de 2015

RrRrRaAwWw!!!

Não gosto de usar palavras em inglês, sou meio chata com essas coisas, mas "Raw Cake" (bolo cru) dá melhor a intenção dessa receita... porque ela é RrRrRaAwW no sentido de onomatopeia em português... é tipo "RrRrRaAwW CARA, MUITO BOM!!!"
 INGREDIENTES:

  • 5 colheres de sopa de uva passas previamente hidratadas*
  • 150g de amêndoas
  • 1 colher de sopa de chia ou linhaça
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó

PREPARO:
*Deixa as passas hidratando num potinho com água por mais ou menos 2 horas.
Triture as amêndoas até fazer uma farinha, rola fazer isso no liquidificador mesmo. Você pode comprar a farinha de amêndoas diretamente, já vi em alguns lugares, mas fazer é bem mais legal!
Em seguida, coloque a farinha obtida em um pote e bata no liquidificador as passas hidratadas e a chia/linhaça com um pouco da água que hidratou as passas. Bata por bastante tempo até que fique um suquinho meio melequento e misture-o com a farinha, vai obter uma massa bem homogênea, se necessário, coloque mais um pouco da água que hidratou as passas mas lembre-se que este bolo não vai ao forno, então, a massa deve mesmo ser consistente. Vá acrescentando o cacau e o gengibre aos poucos, fazendo muito carinho e misturando a massa com as mãos. Quando pegar bastante consistência (isso não demora nem 5 minutos), lamba e lave suas mãos que devem estar bem melequentas e prepare-se para moldar o bolo.
Pode fazer isso diretamente num prato ou, se for cortar e servir pra mais pessoas, utilize um recipiente bem bonito. Divida a massa em duas partes e abra uma camada generosa com uma das partes, coloque o recheio de sua preferência (eu só amassei uma banana com gengibre em pó e ficou esse creme lindo!) e, com bastante cuidado, monte a parte de cima. Você pode utilizar um papel vegetal e montar em cima dele, depois virar em cima do recheio... como meu bolinho era pequeno, fiz no 'olhometro'. Por fim, polvilhei mais gengibre em pó (eu gosto de gengibre e ele ajuda a digerir mais fácil essa quantidade de calorias que vem das amêndoas e do cacau) pra ficar bonitinho, sugiro que utilize pedaços das frutas que utilizou no recheio ou até mesmo o próprio recheio numa camada mais fina, se for bom na colher, pode até cobrir o bolo todo.
Sirva com um chá ou um suco de frutas. Bom apetite e lembre-se de agradecer à Natureza! ;)
 Essa receita é uma adaptação mais barateza de outra que vi no blog Veganana, se quiser conferi-la clique aqui, tem outra ideia MARA de recheio, aliás!
PS: Essa mistura de cacau, amêndoa e banana me deixou surrealmente feliz e MUITO CHEIA DE ENERGIA!!!

Siga o Larica no Instagram =)

2 comentários:

  1. Olá! Será que haveria alguma substituição para as uvas passas ou ameixas nas receitas? Tenho muito problema com elas, não consigo gostar, acho intragável :(.. Obrigada ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Érica, tudo bom? Você pode substituir por tâmaras se gostar ou até açucar de coco ou de baunilha... esses dois últimos não recomendo muito porque passam por um processo de refinamento muito grande que não faz sentido utilizar, pois perdem muitos nutrientes, mas de qualquer forma são uma opção melhor do que o açúcar refinado tradicional. Espero ter ajudado. Namastê! <3

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!