sábado, 30 de maio de 2015

Torta Romeu e Julieta (sem tragédia)

Dia dos namorados chegando e não dá pra não lembrar de um dos casais mais importantes da culinária mundial: goiabada com queijo ou, pros românticos, Romeu e Julieta.
Pois é, mas o caso é que o queijo, além de vir da exploração animal, tem ficado cada vez mais gorduroso, cada vez menos saudável, nem na ricota dá mais pra confiar! E a goiabada industrializada cada vez mais cheia de açúcar refinado, cheio de conservantes, com cada vez menos gosto de goiaba... Enfim, se você não quer sofrer pra digerir uma simples goiabada e rejeita a tragédia da industria dos laticínios, o negócio é pegar as boas doses de amor que você tem aí dentro, um liquidificador, paciência e mão na massa... Quer dizer, mão nas frutas!!!


 Bom, a massa da torta não tem mais segredos, nessa eu usei

  • 3 colheres de sopa de gergelim cru (pode ser substituído por amêndoas, amendoim, castanhas, nozes, avelãs, etc)
  • 1 colher de sopa de chia (ou linhaça)
  • 4 tâmaras grandes hidratadas
  • Algumas gotinhas de limão
  • Cacau em pó a gosto
Bate tudo no liquidificador, menos o cacau. Em um recipiente mistura a massa com o cacau, monta a tortinha no formato que quiser.






Ricota de Inhame: 
  • 1 inhame pequeno
  • Sal
  • Gotas de limão
  • Azeite de oliva
Corta o inhame em fatias e deixa descansar por pelo menos 30 minutos na água, isso é pra ele soltar o visgo. Bate no liquidificador com os outros ingredientes que não coloquei quantidade exata porque você é quem sabe do seu paladar... e do seu amor também. 




Agora é a vez da princesa dessa receita, a goiabada! Muito simples, MUITO deliciosa! E o melhor é que ela é totalmente natural, totalmente viva!
Fazia muito tempo (tipo anos!) que eu não comia goiaba e derivados porque 'mimimi dá prisão de ventre'... que nada! Goiaba é presente da natureza!
A receita original é da Aline Chaves e você confere aqui no maravilhoso blog Panelas de Capim. Eu fiz pequenas adaptações nela, tipo: não tirei as sementes da goiaba e coloquei menos tâmaras do que o indicado.
Tenho que dizer que se for fazer toda essa receita de torta, comece pela goiabada um dia antes, pois pra ela pegar ponto de goiabada cascão, tem que ficar 8h descansando. Bom, confere a receita da Aline que ela explica tudo direitinho e bonitinho pra você ;)



Fazer uma sobremesa dessas carregado de amor para alguém que você ama, só vou dizer, acho uma excelente ideia, viu?
Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!